Quais São os Tipos de Regimes de Bens?

Comunhão Parcial de Bens:

Regime “padrão” no Brasil que se aplica quando o casal não realiza pacto antenupcial (no casamento) ou contrato de convivência (na união estável). Em caso de ruptura do relacionamento, os bens partilháveis (meação) são aqueles adquiridos durante o casamento/união estável mediante pagamento.

Comunhão Universal de Bens:

Regime através do qual os casados/companheiros têm direito recíproco de meação sobre os bens anteriores ao casamento/união estável e bens adquiridos durante o casamento/união estável.

Separação Total de Bens:

Regime através do qual os cônjuges/companheiros estabelecem que o patrimônio anterior e adquirido por eles durante o casamento “não se comunica”. Assim, em caso de ruptura da relação afetiva, cada um permanecerá com a totalidade dos bens em seu nome.

Separação Obrigatória de Bens:

Quando os casados possuírem mais de 70 anos de idade, terem se casado sem a observância de algumas regras impostas pela lei ou terem necessitado de autorização judicial para se casarem, o regime de bens será, “obrigatoriamente”, o da separação de bens.

Regime de Bens - O Que Fazer Em Seguida?
Tenha Um Advogado Para Te Orientar?

Tenha um escritório de advocacia de confiança para te orientar, com um profissional específico desta área, nós da Luiz Oliveira Advogados irá te ajudar.

Além de oferecer o serviço de Regime de Bens, nós oferecemos também serviços relacionados à Guarda de Filhos e Pensão Alimentícia, normalmente procurados em conjunto. Atuamos tanto de forma Judicial como Extrajudicial.

Somos referência no Direito de Família, na entrega de soluções jurídicas de valor, por meio de uma cultura de empatia, coragem, excelência técnica, sustentabilidade, inovação e criatividade.